Áudio flagra vereador 'ensinando' prefeito como manter maioria na Câmara com mensalinho

por Marta R. dos Santos publicado 21/09/2016 09h50, última modificação 21/09/2016 09h50
Parlamentar flagrado já foi preso pelo Gaeco em 2014.

Uma conversa gravada entre um servidor público e um vereador do município de Bela Vista, a 344 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, expôs uma proposta de ‘mensalinho’ para garantir ao atual prefeito (o 3º desde as últimas eleições) maioria no legislativo bela-vistense.

O presidente do PMDB local, vereador Alcyr Mendonça, foi gravado no dia 7 junho, um dia após a cassação do atual prefeito de Bela Vista, Douglas Gomes (PP), por um servidor da SAEE (Serviço autônomo de Água e Esgoto) de Bela Vista, na qual sugere uma espécie de ‘mensalinho’ na Câmara para garantir governabilidade e permanência do prefeito no cargo.

“Eu falei o Douglas você tem essa p*** de caneta na mão. Você tem que trazer 5 ou 6 vereador com nós cara. Você tem que ter 6 vereador, porque se você não tiver 6 vereador, todos os procedimentos na Câmara vai passar. É maioria simples. Todo procedimento, denúncia chega lá e passa. Por que? Porque não tem maioria na Câmara. Ai fica eu de seu líder, de bobo lá. Que líder você tem? Você não tem líder p** nenhuma. Porque eu fico de teu líder, mas não posso liderar p*** porque não tenho maioria” (Sic), afirma Alcyr em um trecho da gravação.

A gravação gerou uma ação popular constitucional contra o vereador. Na peça jurídica, outro trecho da gravação é citada. O peemedebista, teria tentado chantagear o prefeito para exonerar a secretária municipal de Fazenda, que não teria aceito participar do esquema para pagamento de um ‘salário extra’ de R$ 5 mil para cada vereador da base aliada.

“Chamei ele, cara faz o seguinte Douglas, manda Maria Valéria (secretária de fazenda) embora, nós entramos com defesa sua, chegamos porrete nela e defendemos você. Ela que se f***, nós temos que defender você (...) Eu não sou bobo, eu não sou otário, então eu vou até onde dá agora se você cair no poço. Eu to te falando aí tem um poço, aí você vai afundar e você continua indo pra cair no buraco eu posso acompanhar até você chegar perto do buraco mas depois você vai” (sic), diz outro trecho da gravação.

O atual prefeito, Douglas Gomes (PP), era vice de Renato Rosa, encontrado morto em outubro do ano passado. Rosa havia sido eleito em um pleito suplementar em julho de 2013 e quando morreu estava afastado do cargo pela Justiça depois de uma investigação de improbidade administrativa. O vencedor das eleições de 2012, Abraão Zacarias (PMDB), foi cassado pela Justiça Eleitora por abuso do poder econômica durante a campanha.

Alcyr foi líder de Douglas na Câmara, e depois tornou-se opositor do prefeito, sendo inclusive membro de duas comissões processantes que queriam saída de atual Chefe do Executivo Municipal.

“Independentemente dos efeitos que a gravação poderá gerar, o que posso afirmar é que jamais aceitei qualquer tipo de negociação envolvendo dinheiro ou outro tipo de favorecimento pessoal para obter apoio na Câmara, pois desde o início da minha administração prezo pela honestidade e transparência”, disse à reportagem o prefeito Douglas Gomes, que espera que o Ministério Público tome providências sobre o caso.

Pagamento

Douglas foi cassado pela Câmara no dia 6 de junho, um dia antes da gravação ser feita, sob acusação de irregularidades em licitação. Ele ficou 11 dias afastado, até conseguir uma liminar que o reconduziu ao cargo, já que Justiça entendeu que ele teve direito de ampla defesa respeitado pelos vereadores.

“Não tenho nada contra ele (Douglas), acho ele um cara 10, só que falta ação pra ele, falta agir. Ele ta fora já, se voltar precisar de nós. Se ele quiser ficar vai ter que chamar e conversar. (...) um vereador para chegar na Câmara é 150 conto, se o vereador não tiver 150 conto ai ele fica na casa dele” (sic), frisa o presidente do PMDB no áudio.

Negócios

No áudio, Alcyr Mendonça que também apresenta um programa de Rádio no Paraguai, afirma que ele mesmo paga R$ 5 mil por mês para seis vereadores de Porto Murtinho, cidade governada por Heitor Miranda dos Santos (PT).

“Eu tenho negócio com Heitor, lá de Porto Murtinho, eu pago seis vereadores para ele, R$ 5 mil por mês. Os vereador não tem cargo, não gasolina, não porra nenhuma, não tem nada, e vota tudo com o Heitor, e o Douglas deixa passar” (sic), gaba-se na gravação Alcyr.

Procurado, o prefeito de Porto Murtinho revelou que sequer conhece o vereador peemedebista de Bela Vista. “Nunca ouvi nada sobre isso, não tenho nem conhecimento. Isso é leviandade”, afirmou Heitor. Segundo o petista, ele não tem nem mesmo seis vereadores em sua base aliada na Câmara, número informado por Alcyr. “Nunca passei nenhuma matéria polêmica (na Câmara). Jamais me meteria nisso (pagar vereadores)”, finalizou o prefeito murtinhense.

Versão

Alcyr Mendonça foi procurado pela reportagem e negou que tenha proposto pagamento de mensalinho na Câmara de Bela Vista e também que faça repasses a vereadores de Porto Murtinho. “Não tem nada disso, não”, garantiu.

No entanto, o vereador do PMDB admitiu que foi gravado sem saber. “Isso ai é o seguinte. É o diretor do SAEE, eu chamei ele e falei, olha os caras vão te denunciar porque você está fazendo 40 hora extra pra cada funcionário administrativo, e não pode. Daí ele pegou gravou e largou isso ai. Ai me mandou me ameaçar pra não denunciar ele”, respondeu o parlamentar.

Em 2014 o vereador chegou a ser preso pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), juntamente com o ex-prefeito Abraão Zacarias, durante a Operação Carta Marcada, que investigou crimes associação criminosa, fraudes em licitação e falsidade documental.

Confira o audio do vide no link: https://youtu.be/RKAtTvFGm1g

crédito: midiamax