PF faz operação contra quadrilha que desviava remédios de farmácia pública

por Marta R. dos Santos publicado 15/06/2016 10h09, última modificação 15/06/2016 10h09

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Tarja Preta em três cidades, Naviraí, Campo Grande e Três Lagoas contra quadrilha que desviava medicamentos da farmácia municipal de Naviraí, distante 366 quilômetros da Capital. Em apenas um ano, o grupo desviou dos cofres públicos mais de R$ 500 mil.

No total, 90 policiais federais, com apoio de nove servidores da CGU (Controladoria Geral da União), cumprem 17 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de condução coercitiva e dois de sequestro de bens de investigados. 

Conforme a Polícia Federal, as investigações começaram no ano passado após a constatação da existência de um grupo ligado ao prefeito de Naviraí com fornecimento direcionado de medicamentos, em prejuízo a população carente.

O relatório da CGU constatou ainda prejuízos aos cofres públicos e a existência de pessoas beneficiadas pela distribuição de medicamentos e o uso político na farmácia, que através de funcionários públicos, desviavam remédios.

A quadrilha se especializou em desvio de medicamentos e fez outros gastos com a aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde na aquisição de de medicamentos do Programa de Atenção Básica em Saúde. A operação desencadeada pela PF também conta com o apoio do Ministério Público Federal. 

Por: campograndenews